MAQUETE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS.

Autores

  • Isabella Cassiano Avelino da Silva Instituto federal do sul de minas gerais - Campus Muzambinho
  • Mariana de Fátima da Silva Instituto federal do sul de minas gerais - Campus Muzambinho
  • Laini Aparecida da Silva Instituto federal do sul de minas gerais - Campus Muzambinho
  • Paulo Oswaldo Garcia Instituto federal do sul de minas gerais - Campus Muzambinho
  • Sueli Machado Pereira de Oliveira Instituto federal do sul de minas gerais - Campus Muzambinho
  • Walbert Junior Reis dos Santos Instituto federal do sul de minas gerais - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Ciência, Conservação, Meio Ambiente, Metodologia ativa de ensino

Resumo

As florestas são essenciais para a conservação dos recursos hídricos e edáficos, pois previnem a erosão do solo e a regulação do ciclo hidrológico. A destruição dessas vegetações pode levar a consequências como erosão do solo, perda de biodiversidade e intensificação de eventos climáticos. Nesse contexto, este trabalho objetivou a sensibilização das pessoas a partir da construção de uma maquete interativa. Para isso, foram utilizados materiais como massa acrilica, isopor, papel, espumas, cano de PVC, corantes, tintas, colas, palitos, papel cartão e fita crepe. Desenvolvida entre julho
e setembro de 2024, esse material foi elaborado para a avaliação conjunta das disciplinas de Educação ambiental, Pedologia e Prática de ensino II. A maquete permitiu mostrar a interação entre florestas, solos e cursos de água, simulando como a vegetação atua na proteção dos recursos hídricos e a estabilidade do solo. A maquete atua como uma ferramenta didática, ao transformar conceitos teóricos em experiências visuais, facilitando a compreensão e promovendo um aprendizado eficaz.

Publicado

18-12-2024