O MONITOR, A REFLEXÃO DE SUA MEDIAÇÃO E A DEMOCRACIA ACESSÍVEL NO MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE POÇOS DE CALDAS
Palavras-chave:
Acessibilidade, : Inclusão Social, Educação museal, Acessibilidade; Daltonismo; Cego; Educação Inclusiva; Jogos de tabuleiro.Resumo
Este artigo resulta de um projeto de extensão que investiga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas como um espaço de memória, educação e cultura, destacando as contradições no ensino-aprendizagem do papel do monitor e suas reflexões. O estudo evidencia desafios relacionados à acessibilidade e à democratização em um casarão histórico de 1898. A proposta do projeto inclui a criação de materiais textuais e visuais, bem como sugestões didáticas, com o objetivo de aprimorar a atuação dos educadores na mediação cultural. Busca-se, assim, promover uma experiência educativa mais inclusiva e eficaz dentro deste contexto cultural.
Publicado
18-12-2024
Edição
Seção
Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA