O MONITOR, A REFLEXÃO DE SUA MEDIAÇÃO E A DEMOCRACIA ACESSÍVEL NO MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE POÇOS DE CALDAS

Autores

  • Matheus Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, campus Poços de Caldas
  • Karla Instituição de afiliação 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas https://orcid.org/0000-0002-1896-1462
  • Iuri

Palavras-chave:

Acessibilidade, : Inclusão Social, Educação museal, Acessibilidade; Daltonismo; Cego; Educação Inclusiva; Jogos de tabuleiro.

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de extensão que investiga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas como um espaço de memória, educação e cultura, destacando as contradições no ensino-aprendizagem do papel do monitor e suas reflexões. O estudo evidencia desafios relacionados à acessibilidade e à democratização em um casarão histórico de 1898. A proposta do projeto inclui a criação de materiais textuais e visuais, bem como sugestões didáticas, com o objetivo de aprimorar a atuação dos educadores na mediação cultural. Busca-se, assim, promover uma experiência educativa mais inclusiva e eficaz dentro deste contexto cultural.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA