RECURSO DE COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL

o uso de Animes com alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

Palavras-chave:

Semiótica, Pessoa com Autismo, Sociointeracionismo

Resumo

O uso de Animes como recurso pedagógico tem se mostrado uma estratégia eficaz para a inclusão e desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A semiótica presente nessas animações facilita a comunicação visual, capturando o interesse de alunos com TEA, que muitas vezes apresentam hiperfoco em temas específicos, como Animes e jogos. Através de experiências práticas, como o uso de camisetas com estampas de Animes em ambiente escolar, foi possível observar que esses elementos geram diálogo e interação espontânea, promovendo um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Essa abordagem pedagógica reforça a importância de incorporar os interesses pessoais dos alunos no processo de ensino, favorecendo tanto a aprendizagem quanto a integração social e emocional, rompendo barreiras comunicativas e fortalecendo a relação entre alunos e professores.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras. Mestre em Educação (Unifal/MG), Licenciado em Pedagogia (UFOP) e em Letras-Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG (2008-2016). Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras (Campus Inconfidentes) e Professor de Libras (Campus Machado), Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG e Membro da Comissão Pedagógica da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils).

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA