INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
Caminhos para um Ensino Acolhedor
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Estágio, Formação Docente, Sala de aulaResumo
A inclusão escolar no Brasil ganhou força com a Constituição de 1988, que assegurou o direito à educação para todos, seguido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que destacou a importância de um ambiente educacional equitativo. O AEE se tornou essencial nesse contexto, oferecendo suporte personalizado a alunos com necessidades específicas. No entanto, a prática observada em estágios revela uma carência de preparo adequado entre os profissionais e que compromete a verdadeira inclusão. Apesar da formação técnica, muitas vezes falta a esses profissionais habilidades socioemocionais para lidar com as demandas do cotidiano escolar. Este relato de experiência, apresenta uma observação realizada em uma escola pública com alunos do Ensino Fundamental II, e destaca a necessidade emergente de formação continuada e responsável dos professores, de modo a garantir uma educação inclusiva de qualidade. Entende-se que somente com investimentos na formação continuada e uma comunidade escolar consciente é que será possível criar um ambiente onde todos, independentemente de suas diferenças e singularidades, poderão se desenvolver plenamente.