A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A INCLUSÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

  • Donizeti Leandro de Souza IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre
  • Maria Rita IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Laís IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Iara Macedo IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Thamyris de Souza IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Thiago Alves de Souza IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE

Palavras-chave:

Políticas afirmativas, ENEM, Cotas, Ensino superior, Desigualdade educacional

Resumo

O estudo consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, que tem como objetivo comparar o desempenho de estudantes pertencentes a diferentes grupos sociais, considerando as variáveis: (i) tipo de escola (pública e privada), (ii) renda familiar e (iii) cor/raça no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, além de ressaltar a necessidade das ações afirmativas como importante instrumento de inclusão social através da educação. O estudo parte de uma análise documental por meio dos Microdados do ENEM 2020, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, sendo analisadas as respostas de 249.300 respondentes. Os resultados obtidos permitem concluir que o desempenho no ENEM possui relação com a renda familiar, com o tipo de escola no ensino médio e com a cor/raça dos participantes, sendo a renda familiar a variável mais significante. Tais resultados se mostram relevantes para a necessidade de melhorias nas políticas e ações afirmativas, visando reduzir a desigualdade educacional de oportunidades no contexto brasileiro.

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Administração / Economia JORNADA