A PRESENÇA DA BASE

Independência e Autonomia versus Superproteção

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Apego, Família, Excesso de Cuidado, Luto familiar

Resumo

Neste Relato de Experiência, apresento uma síntese de situações vivenciadas, in loco, com sujeitos com limitações distintas, tais como auditiva e visual e a pessoa com autismo. É sabido que a presença da família do sujeito com especificidades educacionais, torna o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e equilibrado, do ponto de vista da educação inclusiva. Porém, quando esta mesma base age como uma barreira dificultadora nesse processo, o desafio de oportunizar ao sujeito a independência e a promoção de sua autonomia é constante, pois, a excessiva preocupação em assegurar que os desejos do filho sejam atendidos pontualmente está ativa. Dessa forma, a progressão sociocognitiva satisfatória é inibida em razão da superproteção e o bloqueio da aproximação de terceiros solidifica. Portanto, cabe-nos dar atenção à família e supri-la de informações de modo que consiga remover o estigma enraizado e preconceituoso.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva é atuante na Comunidade Surda desde 2002. Pós-graduando em: Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS) e em Educação Digital (SENAI/SC). É professor e Tradutor-Intérprete de Libras. Formado em Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras-Libras (Uniasselvi). Possui Mestrado em Educação (Unifal/MG). Pós-graduado em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi). Tem Especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais (FAEL
S/A). Certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH). Tradutor/Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/VarginhaMG. Atualmente é Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. Ex-Membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras", "Dialogando com a Biblioteca!", "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" e "Libras em Movimento".

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA