A ASTROFOTOGRAFIA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA E ASTRONOMIA

Autores

  • Aline Tiara Mota IF Sul de Minas - Três Corações
  • João Gabriel
  • Marcos Paulo
  • Gabrielle
  • Rafael

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem; Ensino de ciências exatas; Astrofísica.

Resumo

Neste relato de pesquisa é apresentada uma proposta de utilização da Astrofotografia como elemento estruturante de uma sequência didática que pode ser aplicada em aulas de Física para turmas do Ensino Médio e em disciplinas introdutórias do Ensino Superior. Desse modo, foram produzidas astrofotografias a fim de exemplificar seu uso no processo de ensino-aprendizagem envolvendo observação, estudo das características astrofísicas, técnicas fotográficas e edição de imagens. Nesse sentido, essa proposta visa ajudar os professores a integrar conceitos físicos e astronômicos para desenvolver um ambiente mais propício para o aprendizado.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA