REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO SEXUAL DESENVOLVIDAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • André Luis da Cruz IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Nilton Luiz Souto Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, formação de professores, currículo

Resumo

Nesse trabalho propomos uma reflexão sobre a importância de estratégias metodológicas para o desenvolvimento da
educação sexual nas escolas, em especial, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um relato de experiência
de caráter descritivo, realizado a partir das vivências de um estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Inconfidentes,
durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica. Verificou-se que o desenvolvimento de estratégias
metodológicas como a exposição oral dialogada, a caixa para a postagem de dúvidas, o uso de imagens e a atividade
prática foram eficazes para a educação sexual em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA