Educação Inclusiva

A importância dos materiais didáticos específicos para alunos com deficiência

Autores

  • Thainá de Oliveira Fonseca Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes
  • Ione Mariano Mariano
  • Melissa Bresci Bresci

Palavras-chave:

Ensino, Ciências, Biológicos, Acessibilidade, Escola

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 assegura o direito ao ensino regular para alunos com deficiência visual, auditiva, intelectual, autismo, entre outros. No entanto, nas escolas, essa educação nem sempre é oferecida de maneira igualitária a todos os estudantes, devido à falta de preparo dos professores já formados, à ausência de apoio da comunidade e à escassez de materiais didáticos acessíveis para os alunos com deficiência. Nesse contexto, este resumo, que se trata de uma revisão bibliográfica, discutirá a importância do uso de materiais didáticos específicos para cada tipo de deficiência, com o objetivo de promover um ensino adequado e inclusivo, com ênfase nas Ciências Biológicas. No ensino desta área, é fundamental que os materiais sejam adaptados para proporcionar o aprendizado efetivo de conceitos biológicos, utilizando recursos como modelos tridimensionais para deficientes visuais, vídeos com legendas e intérpretes de Libras para deficientes auditivos, além de metodologias simplificadas e assistivas para alunos com deficiência intelectual de modo a garantir que todos tenham acesso ao conhecimento científico.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA