JARDIM AGROECOLÓGICO E MELIPONÁRIO NA ESCOLA:

educação ambiental na prática durante realização do estágio supervisionado

Autores

  • Richard Alex Dos Santos Nacasato IFSULDEMINAS/INCONFIDENTES
  • Ariane Flávia do Nascimento IFSULDEMINAS/PROFESSORA
  • Luiz Carlos da Rocha IFSULDEMINAS/PROFESSOR

Palavras-chave:

Agroecologia;, Meliponicultura;, Biodiversidade;, Abelhas sem ferrão;, Plantas Medicinais.

Resumo

As abelhas-sem-ferrão são polinizadoras essenciais para muitas plantas nativas, desempenhando um papel crucial na manutenção da biodiversidade. A polinização realizada pelas abelhas-sem-ferrão aumenta a produtividade e a qualidade de várias culturas agrícolas e também garante a manutenção das áreas naturais, promovendo uma melhora na qualidade de vida de toda a sociedade. A existência de meliponários pode ser uma estratégia sustentável para melhorar a qualidade do ar, das águas, da segurança alimentar e da produção agrícola de forma mais ecológica. O projeto buscou promover a conscientização ecológica entre os alunos, integrando práticas de manejo agroecológico e meliponicultura à conservação da biodiversidade local. Através do manejo de abelhas-sem-ferrão e da criação de um jardim agroecológico, os estudantes desenvolveram habilidade, como observação e experimentação, e aprenderam a valorizar e proteger o meio ambiente, reforçando o compromisso com a sustentabilidade

Publicado

18-12-2024