GINÁSTICA RÍTMICA ESCOLAR

propostas pedagógicas por meio de mídias digitais nas aulas de educação física

Autores

  • Miguel José Nunes Borges de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Lígia Lopes Rueda Kocian

Palavras-chave:

Formação Docente, Tecnologias digitais, Educação Física

Resumo

Como esporte e conteúdo da Educação Física Escolar, a Ginástica Rítmica pode possibilitar aos alunos a experiência de se relacionar e conhecer seus corpos, interpretar movimentos, ampliando sua cultura corporal, contudo ainda sim é possível observar que é pouco desenvolvida como conteúdo curricular da Educação Física Escolar (BOAVENTURA, 2014). Por motivos financeiros ou até mesmo por falta de interesse dos professores em conduzir essas atividades. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar um material digital que possibilitasse a aplicação do conteúdo Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física, apresentando atividades com a construção de materiais alternativos. As propostas são apresentadas através de um e-book e canal no Youtube, na premissa de estimular professores a desenvolver conteúdos em aula. Compreender que a construção de materiais didáticos digitais são fundamentais para construção da autonomia do professor, auxiliando no processo de ensino aprendizagem de profissionais da educação que estão utilizando mais as tecnologias e mídias digitais.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação Física / Fisioterapia JORNADA