UTILIZAÇÃO DE INDICADORES GERENCIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DO SUL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Grau de Alavancagem Operacional, Margem de Contribuição, Margem de Segurança, Participação no Faturamento, Ponto de EquilíbrioResumo
O presente artigo destaca a análise dos indicadores gerenciais de uma cooperativa para identificar a relevância dos produtos e subsidiar medidas mais assertivas para a tomada de decisões. Nesse sentido, esta pesquisa buscou avaliar a participação no faturamento, a Margem de Contribuição, o Ponto de Equilíbrio, a Margem de Segurança e o Grau de Alavancagem Operacional. Os dados foram coletados através do sistema de gestão da empresa e analisados por meio de planilhas eletrônicas. A análise revelou que produtos como pão de queijo, hambúrguer duplo e café filtrado são fundamentais, apresentando alta participação no faturamento e margem de segurança e que produtos com alta margem de contribuição não são necessariamente os mais vendidos. O estudo concluiu que a cooperativa deve ter especial atenção nos produtos-chave identificados e implementar estratégias para melhorar a margem de contribuição dos itens com alta participação no faturamento, além de monitorar seu Grau de Alavancagem Operacional.