ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TERCEIRIZAÇÃO

quais os obstáculos desse modelo de contratação?

Autores

  • MIRELLA DE FATIMA SILVA RAMALHO Campus Muzambinho
  • JULIANO GUSTAVO VIEIRA STRABELI
  • ALINE EDUARDA LOPES MENDES
  • BENEDITA CRISTINA VIANA DIAS
  • DEBORA FREITAS DE MORAES SOUSA
  • GERALDA DAS DORES DA SILVA MAGALHÃES
  • GRASIANE CRISTINA DA SILVA

Palavras-chave:

Inclusão; Contrato; Instituto Federal.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado é de suma importância para que alunos com necessidades específicas tenham condições de aprendizagem dentro das escolas. No entanto, nos Institutos Federais a contratação de profissionais de apoio vem sendo realizada por meio da terceirização. Esse modelo de contrato é vantajoso para a instituição, no entanto, é desfavorável para os contratados e gera empecilhos no atendimento. O presente trabalho tomou como foco a reflexão sobre o impacto deste modelo de contratação sobre o desenvolvimento das atividades relacionadas aos estudantes público-alvo da educação especial. Foi observado que a quebra de contrato presente nas terceirizações provoca desordens que dificultam ainda mais o aprendizado dos estudantes com necessidades específicas. É indicado que o modelo de contratação seja revisto, é necessário contratos mais sólidos, que visem melhores condições de trabalho e possibilitem o ajuste de acordo com a demanda da atividade.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA