O SEMIANALFABETISMO NO CURSO TÉCNICO EM INSTITUIÇÃO FEDERAL

um divisor de águas em pleno Século XXI

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Alfabetização, Deficiência Intelectual, Napne, Estudo de caso

Resumo

A partir da temática proposta sobre o analfabetismo na instituição de ensino e com o aumento da oferta de cursos técnicos,
o direito à educação deve ser ainda mais assegurado. O presente trabalho, pautado nas características emergentes,
configura em um estudo de caso com metodologia qualitativa, tendo como objetivo discutir e traçar planos acessíveis que
assegurem a inclusão, a integração, o desenvolvimento e o aprendizado de um semianalfabeto, adulto, com diagnóstico
de CID 10. O embasamento teórico, além da legislação vigente, é norteado por autores que discutem a educação inclusiva
e a alfabetização de jovens e adultos. A metodologia aplicada, tem propiciado, nas intervenções de AEE, uma prática
efetiva e o desenvolvimento de leitura e escrita. Como resultado preliminar, o uso de recursos didático-pedagógicos e o
auxílio monitorado, tem priorizado a oralidade do sujeito nos processos avaliativos. A promoção educacional e o fomento
acessível de aprender, tem possibilitado uma educação menos excludente. Como instituição educacional, somos
responsáveis pela formação de qualidade de todos, sem distinção de suas especificidades e singularidades.

Biografia do Autor

Giovanna Cetra, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

É professora de Atendimento Educacional Especialziado (AEE) no IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes. Tem experiência na área de Ciências Biológicas e Licenciatura, estando apta para identificar as principais teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem e compreender a pesquisa em aula como elemento da aprendizagem e desenvolvimento profissional, compreender a prática docente como proposta de ação- reflexão, estabelecer relações entre desenvolvimento profissional do professor e a prática da reflexão sobre a própria prática, identificar as políticas ambientais e compreender suas aplicações para o desenvolvimento humano, social, cultural e ecológico, participar na resolução de problemas relacionados com a preservação do meio ambiente e consequente utilização adequada dos recursos naturais, identificar as relações entre sustentabilidade, biodiversidade e educação ambiental, identificar nas políticas públicas a construção da escola como um espaço de formação do cidadão, atuar com envolvimento no magistério do Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizar levantamentos florísticos e faunísticos, atuar em laboratórios de microbiologia, anatomia, biologia celular e química. Tem experiência na área de Matemática, Topografia .Sendo apta a realização de levantamentos topográficos, possuindo capacidade técnica para dar suporte na área de levantamento em projetos de construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, curvas de nível, locação de rodovias, barragens, e locação de loteamentos.

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva é atuante na Comunidade Surda desde 2002. Pós-graduando em: Educação Digital (SENAI/SC). É professor e Tradutor-Intérprete de Libras. Formado em Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras-Libras (Uniasselvi). Possui Mestrado em Educação (Unifal/MG). Pós-graduado em Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); Tem Especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais (FAEL S/A). Certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH). Tradutor/Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Atualmente é Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. Ex-Membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021).

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA