O SEMIANALFABETISMO NO CURSO TÉCNICO EM INSTITUIÇÃO FEDERAL
um divisor de águas em pleno Século XXI
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Alfabetização, Deficiência Intelectual, Napne, Estudo de casoResumo
A partir da temática proposta sobre o analfabetismo na instituição de ensino e com o aumento da oferta de cursos técnicos,
o direito à educação deve ser ainda mais assegurado. O presente trabalho, pautado nas características emergentes,
configura em um estudo de caso com metodologia qualitativa, tendo como objetivo discutir e traçar planos acessíveis que
assegurem a inclusão, a integração, o desenvolvimento e o aprendizado de um semianalfabeto, adulto, com diagnóstico
de CID 10. O embasamento teórico, além da legislação vigente, é norteado por autores que discutem a educação inclusiva
e a alfabetização de jovens e adultos. A metodologia aplicada, tem propiciado, nas intervenções de AEE, uma prática
efetiva e o desenvolvimento de leitura e escrita. Como resultado preliminar, o uso de recursos didático-pedagógicos e o
auxílio monitorado, tem priorizado a oralidade do sujeito nos processos avaliativos. A promoção educacional e o fomento
acessível de aprender, tem possibilitado uma educação menos excludente. Como instituição educacional, somos
responsáveis pela formação de qualidade de todos, sem distinção de suas especificidades e singularidades.