MONITORAMENTO DE CONFLITOS ENTRE VEGETAÇÃO URBANA E INFRAESTRUTURA ELÉTRICA COM MAPEAMENTO TRIDIMENSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Vegetação Urbana, Infraestrutura elétrica, Tour virtual, Mapeamento 3D, Gestão pública

Resumo

A arborização urbana promove sustentabilidade, gestão hídrica, oferece habitat para a vida selvagem e ajuda a amenizar ondas de calor. No entanto, a proximidade das árvores com a infraestrutura elétrica pode causar interrupções no serviço e representar riscos para atividades essenciais. Este estudo avalia o uso de um Laser Scanner combinado com uma câmera 3D para mapear e inventariar a vegetação urbana, identificar conflitos com a rede elétrica e melhorar a gestão da vegetação. Realizado em Inconfidentes/MG, o estudo criou um tour virtual em conjunto com um modelo 3D que permite avaliar as árvores, adicionar informações relevantes e realizar medições. Foram identificadas 39 árvores, entre 2 e 12 metros de altura das quais 23 apresentavam conflitos com a rede elétrica. O uso da câmera 3D junto ao sistema de varredura a laser visa aumentar a precisão e eficiência da inspeção da vegetação urbana, podendo também reduzir os custos públicos com a manutenção da arborização e da infraestrutura elétrica.

Biografia do Autor

Enrico Gonçalves, IFSULDEMINAS Campus inconfidentes/MG - Setor de Agrimensura e Cartografia

Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pelo IFSULDEMINAS - campus Inconfidentes/MG. Bolsista no programa de apoio à iniciação científica e tecnológica - PIBIC FAPEMIG, dedicado ao estudo de cadastro territorial multifinalitário e mapeamento 3D.

Fabio Albarici, IFSULDEMINAS Campus inconfidentes/MG - Setor de Agrimensura e Cartografia

Graduação em Engenharia Cartográfica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Mestrado na Escola Politécnica da USP - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes - Sub-área: Informações Espaciais e Doutorado na UNICAMP - Programa em Engenharia Civil, Sub-área: Transportes

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica JORNADA