EQUILÍBRIO EDUCATIVO: explorando o potencial dos jogos lúdico-matemáticos em um programa de nivelamento
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, nivelamento de matemática, jogos matemáticos.Resumo
Este relato de experiência foi produzido por mim durante o meu curso de licenciatura em Matemática no âmbito do
Programa Residência Pedagógica, realizado no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes. Nele gostaria de compartilhar minha experiência no processo de nivelamento de Matemática no curso Técnico em
Agropecuária, auxiliando alunos com dificuldades básicas a partir da aplicação de um jogo, o qual foi nomeado pelo
grupo de residentes como "Passa ou Repassa". O nivelamento teve início após a aplicação de uma avaliação
diagnóstica, na qual foram identificados estudantes que demonstraram não dominar, por exemplo, a operação de divisão ou reconhecerem e operarem frações. O objetivo principal foi melhorar seus conhecimentos básicos em Matemática para que pudessem seguir seus estudos regulares nesta disciplina ao longo do ano letivo. A aplicação de um jogo proporcionou um ambiente favorável para abordar dificuldades básicas, de maneira que os estudantes se sentissem participando e incluídos na atividade.