ADUBAÇÃO ORGÂNICA: uma experiência interdisciplinar entre matemática e olericultura

Autores

  • Fabiana Oliveira Silva
  • Yasmin Beatriz Pereira Santana
  • Tiago Barbosa Rezende
  • João Paulo Rezende IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Ensino Integrado, Contextualização, Técnico em Agropecuária, Educação Matemática, Residência Pedagógica

Resumo

Este é um relato de uma experiência vivenciada por um grupo de estudantes do curso de Licenciados em Matemática e professores do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes, bolsistas do Programa Residência Pedagógica, núcleo Interdisciplinar Matemática/Pedagogia. O trabalho se fundamentou teoricamente nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização como estratégia para a promover a integração entre formação básica em Matemática e técnica em Olericultura. A metodologia adotada consistiu em identificar os conteúdos matemáticos presentes no contexto de atividades práticas típicas da Olericultura e elaborar problemas que tratem esses conteúdos de forma interdisciplinar. Como exemplo é apresentado o problema que consiste em determinar o volume de adubo orgânico que deve ser colocado em um canteiro de dimensões conhecidas. São identificados conteúdos como medidas de comprimento, área, massa e volume; razão, proporção e regra de três.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA