A MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR: um relato de experiência

Autores

  • silvana maria marques ferreira IF SUL DE MINAS CAMPUS MUZAMBINHO
  • Maria

Palavras-chave:

Cotidiano. Educação. Financeira. Matemática

Resumo

Este trabalho é um relato da experiência vivida pelas alunas na disciplina de Prática Comum Curricular IV do curso Licenciatura em Pedagogia EAD do IF Sul de Minas, câmpus Muzambinho. A experiência se deu através da aplicação do projeto “A Matemática no dia a dia” em uma classe de segundo ano. Verificou-se através de pesquisa bibliográfica a importância de contextualizar o ensino da matemática com a realidade da criança e a necessidade de fazer isso de forma lúdica e engajada para  a obtenção de melhores resultados de aprendizagem. Na referida prática, observou-se o interesse das crianças pelas atividades e a compreensão de como a matemática pode estar presente em ações do cotidiano, sendo importante para o desenvolvimento intelectual e o raciocínio lógico da criança, concluindo que o professor pode sempre buscar estratégias de ensino que contemplem, na medida do possível, o interesse do aluno, sua vivência e sua natureza lúdica, em conjunto com o cumprimento do currículo oficial.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Currículos específicos / Orientação e Aconselhamento JORNADA