A MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR: um relato de experiência
Palavras-chave:
Cotidiano. Educação. Financeira. MatemáticaResumo
Este trabalho é um relato da experiência vivida pelas alunas na disciplina de Prática Comum Curricular IV do curso Licenciatura em Pedagogia EAD do IF Sul de Minas, câmpus Muzambinho. A experiência se deu através da aplicação do projeto “A Matemática no dia a dia” em uma classe de segundo ano. Verificou-se através de pesquisa bibliográfica a importância de contextualizar o ensino da matemática com a realidade da criança e a necessidade de fazer isso de forma lúdica e engajada para a obtenção de melhores resultados de aprendizagem. Na referida prática, observou-se o interesse das crianças pelas atividades e a compreensão de como a matemática pode estar presente em ações do cotidiano, sendo importante para o desenvolvimento intelectual e o raciocínio lógico da criança, concluindo que o professor pode sempre buscar estratégias de ensino que contemplem, na medida do possível, o interesse do aluno, sua vivência e sua natureza lúdica, em conjunto com o cumprimento do currículo oficial.