ESCUTA ATIVA: análise e utilização do método na gestão escolar

Autores

  • Camila Aparecida dos Reis Instituto Federal do Sul de Minas campus Muzambinho polo Inconfidentes

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Comunicação educacional, Dinâmicas comportamentais

Resumo

O estudo é um relato de experiência do projeto "Escuta Ativa Pós-Pandemia no Ensino Fundamental I: ouvindo se ensina", desenvolvido na disciplina de Práticas como Componente Curricular VI, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho do curso de Pedagogia Ead. O objetivo é refletir sobre as experiências vivenciadas no projeto, analisando as práticas e abordagem do método escuta ativa, que contribuíram com ações de melhorias e tomada de decisões nas práticas da gestão escolar no quesito comunicação entre alunos e professores? Para isso, utilizou-se da abordagem crítica e reflexiva, que combina a análise profunda com a reflexão introspectiva, capaz de promover uma compreensão e avaliação do projeto de maneira abrangente. Assim, o projeto foi desenvolvido em parceria com gestores, coordenação pedagógica e professores do Ensino Fundamental I, com foco na análise das condições comportamentais dos alunos e professores no retorno pós-pandêmico. A análise demonstrou falhas no projeto, já que foram desconsideradas as dinâmicas sociais e culturais da escola, o que prejudicou sua melhoria e continuidade.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA