FUTEBOL CALLEJERO E A QUESTÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: a perspectiva dos bolsistas do PIBID – IFSULDEMINAS

Autores

  • Andreia Dias Eustaquio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.
  • Lucas Silveira Gregio IFSULDEMINAS campus Muzambinho
  • Maria Luiza de Aguiar
  • Ana Luiza de Paiva
  • Ana Carolina Figueiredo Leopoldino
  • Fagner José Passos
  • Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão

Resumo

O presente relato de experiência discorre a respeito da perspectiva de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSULDEMINAS sobre a intervenção com o Futebol Callejero para alunos do ensino fundamental, anos iniciais, do 3º, 4º e 5º ano de uma escola pública da cidade de Juruaia – MG. O objetivo deste estudo foi analisar a interação dos alunos a partir do Futebol Callejero em relação às questões de gênero nas aulas de Educação Física. Os principais resultados foram que os alunos enfrentam dificuldade de se relacionar e formar equipes de gênero misto e, ao longo da intervenção, buscamos formas de integrar as meninas as práticas.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Educação Física / Fisioterapia JORNADA