ELABORAÇÃO DE QUEIJO MINAS FRESCAL INCREMENTADO COM FRUTOS DA REGIÃO AMAZÔNICA: um encontro de regionalidades brasileiras
Palavras-chave:
Cupuaçu, açaí, intenção de compra, comparação pareadaResumo
Uma alternativa que a indústria queijeira encontrou para agregar valor e atender os anseios dos consumidores por produtos diferenciados é a elaboração do queijo trufado. Tendo em vista essa nova tendência no consumo, aliada a possibilidade de novas experiências com frutos tipicamente regionais, este projeto teve como objetivo elaborar o queijo Minas Frescal incrementado com frutos da Região Amazônica. Foram elaborados dois tipos de queijos Minas Frescal trufados, sendo um recheado de geleia de açaí e o outro recheado com geleia de cupuaçu e ambos envoltos com cobertura crocante de castanha do Pará torrada e triturada. Após a elaboração dos queijos trufados, foi realizado o levantamento do perfil sensorial quanto à preferência – comparação pareada e intenção de compra. Os queijos tufados desenvolvidos obtiveram intenção de compra satisfatórios acima da indiferença já os demais resultados revelaram que não houve diferença significativa entre as amostras recheadas com geleias de açaí e cupuaçu aos nível de 5% de probabilidade no teste de comparação pareada, porém se faz necessário a aplicação de outros testes sensoriais.