O TERCEIRO SETOR NA ESCOLA PÚBLICA: as parcerias público-privadas

Autores

  • Liliane Damasceno de Sousa IFSuldeminas campus Poços de Caldas
  • Sueli Machado Pereira de Oliveira IFSuldeminas campus muzambinho

Palavras-chave:

Privatização da educação, ICE, Programa Jovem de Futuro

Resumo

Tem sido fortemente discutida a entrada privatista no campo educacional que se faz presente no Brasil desde a década de 80 e as consequências para o campo. Este trabalho pretende contribuir para as reflexões acerca da entrada da Parceria Público-Privada (PPP) nas escolas estaduais mineiras a partir das dimensões currículo e gestão escolar. Para isso utiliza-se como exemplos duas parcerias desenvolvidas no Estado de Minas Gerais: na dimensão do currículo, temos o Instituto de Corresponsabilização pela Educação (ICE), e na dimensão da gestão escolar, o Programa Jovem de Futuro. O primeiro abrange as escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), propedêutico e profissional, e o segundo é direcionado à gestão de escolas de ensino médio no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. Conclui-se que, em ambos os casos, as PPPs têm participado ativamente na redefinição da função do Estado no âmbito do currículo e gestão escolar, deixando do seu papel como indutor de políticas socialmente orientadas. Palavras-chave: privatização da educação; ICE; Programa Jovem de Futuro.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais SIMPÓSIO