PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: um relato de experiência
Palavras-chave:
Metodologia de Ensino, Programação de Computadores, LEGO® MINDSTORMSResumo
Recursos computacionais têm surgido, ao longo dos anos, para dar apoio às atividades cotidianas, sejam elas no contexto escolar, de trabalho ou até mesmo nas atividades de entretenimento. Esses recursos computacionais, na sua maioria, fazem uso de programas de computadores ou agentes de computação que devem ser programados para atuar em uma determinada tarefa. Por se tratar de estruturas lógicas complexas, o ensino da programação se mostra como um dos principais desafios da atualidade. Sendo assim, esse artigo apresenta um relato de experiência da aplicação de uma metodologia para ensino de programação utilizando robótica educacional. Essa ação proporcionou a criação de um curso de curta duração (20 horas) no qual foi possível atender a 143 estudantes, do oitavo e nono ano, do ensino fundamental de escolas públicas do Sul de Minas Gerais.