AULA SEM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS SOBRE GIMNOSPERMAS: relato de experiência
Palavras-chave:
Aluno, Botânica, Observações, Prática, AprendizagemResumo
Neste relato de experiência, foi destacado o preconceito que docentes têm em relação à aula expositiva tradicional,
contrastando com as ideias construtivistas sobre educação. Apesar disso, as aulas com lousa e pincel/giz têm progressos importantes, principalmente no ensino de biologia e ciências, como o tema de botânica. Foi descrita uma aula sobre gimnospermas para alunos do 8º ano, sem recursos tecnológicos, usando o Plano de Estudo Tutorado do estado como guia. Os materiais utilizados incluíram amostras de partes vegetais de gimnospermas coletadas localmente. As atividades incluíram observação, descrição e manipulação das amostras, além de discussão em grupo e anotações. A experiência destacou a importância de abordagens criativas e envolventes no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos se mostraram muito interessados pelo método aplicado, onde foi obtida a participação da classe na aula, já que puderam manusear as estruturas das plantas.