O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DA SUA PRÓPRIA AVALIAÇÃO: fazendo uso de metodologia ativa
Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Avaliação, Metodologia; Didática; Feira de Ciências., Team-Based Learning (TBL);Resumo
A educação é um ramo científico dinâmico, uma vez que está relacionado ao ser humano e o aprender. Torna-se necessário modificar o ensino tradicional de biologia para um ensino mais holístico e contextualizado, visando atender gerações fortemente influenciadas pela mídia e tecnologias diversas. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência em uma prática pedagógica com o emprego de duas abordagens distintas de avaliação: o questionário tradicional e a técnica de aprendizagem baseada em equipes (TBL). A maioria dos entrevistados demonstrou preferência pela avaliação através da gamificação por ter uma maior interação e despertar o interesse para aprendizagem. Ambos os métodos apresentaram resultados positivos quanto ao conteúdo lecionado, mas acredita-se que as metodologias ativas representam uma ferramenta para otimização do processo de ensino e aprendizagem.