O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DA SUA PRÓPRIA AVALIAÇÃO: fazendo uso de metodologia ativa

Autores

  • Gabriela Ramalho da Silva IF SUL DE MINAS CAMPUS MUZAMBINHO
  • Jonathan IF Sul de Minas Campus Muzambinho
  • Leonardo Kenzo Iamakada
  • Luciano R. Viana
  • Matheus M. P. FERREIRA5
  • Ana Carolina Resende Maia

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Avaliação, Metodologia; Didática; Feira de Ciências., Team-Based Learning (TBL);

Resumo

A educação é um ramo científico dinâmico, uma vez que está relacionado ao ser humano e o aprender. Torna-se necessário modificar o ensino tradicional de biologia para um ensino mais holístico e contextualizado, visando atender gerações fortemente influenciadas pela mídia e tecnologias diversas. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência em uma prática pedagógica com o emprego de duas abordagens distintas de avaliação: o questionário tradicional e a técnica de aprendizagem baseada em equipes (TBL). A maioria dos entrevistados demonstrou preferência pela avaliação através da gamificação por ter uma maior interação e despertar o interesse para aprendizagem. Ambos os métodos apresentaram resultados positivos quanto ao conteúdo lecionado, mas acredita-se que as metodologias ativas representam uma ferramenta para otimização do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

06-12-2023