IDENTIFICAÇÃO DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS NA INFÂNCIA E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mariana Fernandes Tibúrcio if sul de minas- Machado
  • Tamires Moreira Furtado Figueiredo
  • Maiara Beatriz Silva

Palavras-chave:

Educação Infantil, Emoções, Práticas Pedagógicas

Resumo

A Educação Infantil é uma fase fundamental na formação das crianças, em que é possível trabalhar o desenvolvimento
cognitivo, motor e socioemocional. Dentre as habilidades socioemocionais, destacam-se o desenvolvimento da
inteligência emocional, que compreende a capacidade de reconhecer e gerenciar emoções. Neste contexto, atividades
lúdicas podem ser uma prática interessante para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, uma vez que elas
proporcionam um ambiente agradável e descontraído, além de possibilitar que a criança aprenda brincando. O livro “O
Monstro das Cores” escrito por Anna Llenas, é uma ferramenta que pode ser utilizada para trabalhar a inteligência
emocional das crianças na Educação Infantil de forma lúdica e divertida. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a
efetividade dessa prática de atividades lúdicas, referenciadas no livro “O Monstro das Cores” no desenvolvimento das
habilidades emocionais na Educação Infantil, com o intuito de verificar como essa abordagem pode contribuir para uma
educação mais efetiva e formação de indivíduos mais preparados para lidar com as emoções ao longo da vida.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA