RELATO DE EXPERIÊNCIA: uma abordagem didática sobre os insetos do dia a dia em um quarto ano do Ensino Fundamental I

Autores

  • Karina Lopes de Carvalho Instituto Federal de Educação ciências e tecnologia do Sul de Minas Campus Inconfidentes
  • Camila
  • Ariane A. T. LINO
  • Adriana C. ALMEIDA

Resumo

Este é um relato de experiência realizado no programa Residência Pedagógica em uma escola pública na cidade Inconfidentes, localizada no sul de Minas Gerais. Foi aplicado em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, os alunos tinham por volta dos 10 anos. A apresentação de da vida dos insetos para essas crianças foi no maior objetivo, seguido de tantos outros como, estimular os alunos com conhecimentos sobre os insetos mais comuns presentes no dia a dia; possibilitar a articulação de dados para construir uma explicação baseada em evidências referente aos seus conhecimentos sobre o tema do texto proposto; construir e desenvolver os conhecimentos relacionados ao método científico: observação, elaboração de problemas, levantamento de hipótese, teste da hipótese (experimentação) e conclusão; estimular a higiene do ambiente em que vivem para a diminuição do Aedes aegypti, e trabalhar a conscientização da comunidade escolar; promover a troca de conhecimentos entre os integrantes dos grupos; tornar conhecido o “minúsculo mundo” mostrado na animação vida de inseto, a biodiversidade do mundo dos insetos; possibilitar aos alunos identificar os insetos presentes no filme; valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Matemática / Probabilidade e Estatística JORNADA