Políticas afirmativas raciais: marcos regulatórios no IFSULDEMINAS

Autores

  • Laura Pamplona IFSULDEMINAS

Palavras-chave:

Lei 12.711/12, Cotas, Heteroidentificação

Resumo

Esta pesquisa tem objetivo de apresentar um breve histórico da efetivação e implementação das políticas afirmativas raciais, popularmente conhecidas como “cotas”, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS. Autores como Nogueira (1985), Munanga (2019), Hall (2018) dão respaldo teórico ao projeto, de sobremaneira quanto aos estudos das relações étnico-raciais. Tal pesquisa se faz necessária por entender a importância de se conhecer como a implementação de uma política educacional tem sido realizada, para poder ofertar subsídios para melhorias e superação de eventuais obstáculos. Ademais, a Lei 12.711 prevê análise transcorrida 10 anos de sua sanção, sendo essencial, portanto estudos sobre a mesma. Para tal pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando a construção histórica das legislações que a ancoram, bem como análise de fontes primárias, como resoluções, instruções normativas e editais da instituição objeto.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais SIMPÓSIO