O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PÓS PANDEMIA: percepçõese estratégias emergentes

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino Remoto, Família-Escola, Educação Inclusiva, Professor de Apoio

Resumo

Durante o período pandêmico, surgiram diversos desafios educacionais e incertezas sobre o futuro da educação. Apesar das dificuldades e do impacto negativo causado pela pandemia, houve uma oportunidade para aprimorar as práticas pedagógicas. A educação inclusiva enfrentou obstáculos adicionais, e é importante reconhecer que o déficit educacional de alunos, já existia antes da Covid-19. Este trabalho, um estudo de caso, indaga se as ações, pedagógicas, inclusivas e comunicacionais, durante a pandemia, foram realmente eficazes e reflete sobre a formação (continuada) docente, antes e pós pandemia. A relação entre família e escola é fundamental, sendo responsabilidade dos pais orientar e educar seus filhos para seu pleno desenvolvimento. À escola cabe garantir o acesso ao conhecimento, proporcionando um ambiente de formação e informação que promova o desenvolvimento social e o exercício pleno da cidadania democrática, inclusiva e menos excludente.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva é atuante na Comunidade Surda desde 2002. Pós-graduando em: Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS) e em Educação Digital (SENAI/SC). É professor e Tradutor-Intérprete de Libras. Formado em Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras-Libras (Uniasselvi). Possui Mestrado em Educação (Unifal/MG). Pós-graduado em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi). Tem Especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais (FAEL
S/A). Certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH). Tradutor/Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/VarginhaMG. Atualmente é Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. Ex-Membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras", "Dialogando com a Biblioteca!", "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" e "Libras em Movimento".

Downloads

Publicado

21-10-2023

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA