O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PÓS PANDEMIA: percepçõese estratégias emergentes
Palavras-chave:
COVID-19, Ensino Remoto, Família-Escola, Educação Inclusiva, Professor de ApoioResumo
Durante o período pandêmico, surgiram diversos desafios educacionais e incertezas sobre o futuro da educação. Apesar das dificuldades e do impacto negativo causado pela pandemia, houve uma oportunidade para aprimorar as práticas pedagógicas. A educação inclusiva enfrentou obstáculos adicionais, e é importante reconhecer que o déficit educacional de alunos, já existia antes da Covid-19. Este trabalho, um estudo de caso, indaga se as ações, pedagógicas, inclusivas e comunicacionais, durante a pandemia, foram realmente eficazes e reflete sobre a formação (continuada) docente, antes e pós pandemia. A relação entre família e escola é fundamental, sendo responsabilidade dos pais orientar e educar seus filhos para seu pleno desenvolvimento. À escola cabe garantir o acesso ao conhecimento, proporcionando um ambiente de formação e informação que promova o desenvolvimento social e o exercício pleno da cidadania democrática, inclusiva e menos excludente.