LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LDB2021 - SEUREFLEXO À EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: expectativaserealidades

Autores

Palavras-chave:

Escola bilíngue, ; Lei nº 14.191/23, Interior do Brasil, Povo Surdo

Resumo

A atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 2021 trouxe mudanças e desafios, especialmente na educação de surdos, promovendo o ensino bilíngue no interior dos estados. A educação bilíngue, apesar de suas vantagens para a inclusão e preparação profissional, enfrenta desafios em recursos, formaçãodeprofessores e adaptação de escolas. A nova abordagem busca valorizar línguas e culturas locais, mas essaimplementação pode gerais ainda mais desafios. A formação de professores qualificados e a disponibilidade de recursosadequados são cruciais para uma educação bilíngue de qualidade, permitindo que as expectativas se transformememrealidades positivas para o ensino de surdos e ouvintes.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

Downloads

Publicado

21-10-2023

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA