DIVERSIDADE ÉTNICA RACIAL: uma reflexão das práticas antirracistas no ensino e aprendizagem da educação infantil

Autores

  • Laura Carolina Santiago Coelho Instituto Federal do Sul de Minas
  • Paloma Tiburcio Mendonça
  • Vanessa Marchetti de Souza
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento

Palavras-chave:

Ludicidade; Aprendizado; Diferença; Etnia; Racismo.

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência prática na educação infantil, enfocando as relações étnico-raciais. Utilizando atividades lúdicas, como contação de histórias e música, buscamos respeitar a identidade de cada criança e promover o respeito, empatia e valorização das diferenças étnicas e raciais. A análise se deu com foco em trabalhar a diversidade racial na Educação Infantil aplicada em uma turma do Pré II de uma escola municipal localizada no Sul do Estado de Minas Gerais. A ludicidade foi a base do trabalho, facilitando o processo de aprendizagem. Para embasar a escrita, foram utilizadas fundamentações teóricas de autores que destacam a importância do elemento lúdico na educação e no desenvolvimento humano diversificado. A pesquisa qualitativa participante foi adotada como metodologia, alicerçada em leituras e análises de textos de diversos autores que abordam a Ludicidade e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Acredita-se que essa abordagem contribui para a formação de cidadãos conscientes, críticos, respeitosos e promove uma educação mais inclusiva e igualitária.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA