DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE TREINAMENTO E MONITORIA PARA COMPETIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Philip de Sousa Escudero Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Yasmin Pereira Pasqua
  • Ana Paula Gomes Jacó INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS - Campus Muzambinho
  • Aline Regina de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS - Campus Muzambinho
  • Tiago Gonçalves Botelho INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Treinamentos de Programação; Capacitação de Alunos; Desenvolvimento de Habilidade

Resumo

O artigo explora estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para competições de programação, com o objetivo
principal de capacitar alunos do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho e outros interessados a
participarem de olimpíadas de programação. Os treinamentos e monitorias são conduzidos através de encontros
síncronos, nos quais os estudantes resolvem questões de programação de competições anteriores com orientação de um instrutor. Com base nos resultados obtidos com a aplicação de um questionário para identificar alunos interessados e seu nível de afinidade com programação, foram formados grupos de estudo para atender às necessidades específicas dos participantes. Além disso, os materiais de estudo são disponibilizados para alunos que não puderam comparecer aos encontros síncronos. O atual relato de experiência destaca a abordagem de ensino utilizada e sua eficácia na preparação dos alunos para competições de programação. Através dessa abordagem, os alunos tiveram a oportunidade de resolver uma variedade de questões, melhorando suas habilidades de resolução de problemas e programação.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA