PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA: um relato de experiência

Autores

  • MARINA APARECIDA MOREIRA IF SUL DE MINAS MUZAMBINHO
  • LUANA MARA CAMPOS LIMA
  • DALILA ZIZA RAMOS DE FARIA
  • MARIA APARECIDA LUCIO MENDES
  • AMANDA SOUZA MORAES

Palavras-chave:

Autismo; Estratégia; Inclusiva.

Resumo

Este relato de experiência foi baseado em uma Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em
Pedagogia do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Muzambinho realizada em um Centro de Educação Infantil
Municipal em Poços de Caldas MG. A pesquisa partiu do questionamento: de que forma a formação continuada pode interferir nos processos de acolhimento, permanência e aprendizado de alunos autistas na Educação Infantil? Assim, objetivou-se analisar a necessidade da formação continuada para uma comunidade escolar mais inclusiva, apresentar métodos para o desenvolvimento do aluno com (TEA), bem como, observar as possibilidades de desempenho da gestão frente a inclusão e também promover estratégias para que a gestão escolar invista na formação continuada dos docentes. Assim, foi desenvolvida uma roda de conversa online com três profissionais da área da inclusão, agregando conhecimentos teóricos e práticos, contribuindo na conduta social e profissional, convergindo assim para o objetivo de analisar a necessidade da formação continuada como estratégia para uma comunidade escolar mais inclusiva.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA