A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DA LECTOESCRITA: um relato de experiência no ciclo de alfabetização
Palavras-chave:
Aliteração; Consciência de sílabas; Níveis de escrita.Resumo
O presente estudo relata as experiências submetidas a observações e práticas realizadas na disciplina de Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Sul de Minas, durante o período pandêmico. A atividade partiu do seguinte questionamento: Considerando a ampla possibilidade de analisar os sons que compõem as palavras, quais habilidades da Consciência Fonológica são necessárias para o desenvolvimento da Lectoescrita? O objetivo do trabalho é apontar os níveis de escrita perpassados pelos discentes, e também quais habilidades da Consciência Fonológica são fundamentais para o processo de alfabetização. No projeto de prática, ofertaram-se atividades que colaboram na reflexão sobre as partes sonoras das palavras, oferecendo a possibilidade de avançar do nível pré-silábico ao nível silábico com valor sonoro. Os resultados evidenciam que as habilidades da Consciência Fonológica são de grande importância para o desenvolvimento das hipóteses de escrita.