A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DA LECTOESCRITA: um relato de experiência no ciclo de alfabetização

Autores

  • Rogéria Rosa Júlio da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Amanda Souza Moraes Moraes
  • Maria Aparecida Lucio Mendes Mendes

Palavras-chave:

Aliteração; Consciência de sílabas; Níveis de escrita.

Resumo

O presente estudo relata as experiências submetidas a observações e práticas realizadas na disciplina de Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Sul de Minas, durante o período pandêmico. A atividade partiu do seguinte questionamento: Considerando a ampla possibilidade de analisar os sons que compõem as palavras, quais habilidades da Consciência Fonológica são necessárias para o desenvolvimento da Lectoescrita? O objetivo do trabalho é apontar os níveis de escrita perpassados pelos discentes, e também quais habilidades da Consciência Fonológica são fundamentais para o processo de alfabetização. No projeto de prática, ofertaram-se atividades que colaboram na reflexão sobre as partes sonoras das palavras, oferecendo a possibilidade de avançar do nível pré-silábico ao nível silábico com valor sonoro. Os resultados evidenciam que as habilidades da Consciência Fonológica são de grande importância para o desenvolvimento das hipóteses de escrita.

 

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA