MANUFATURA ADITIVA E DESENVOLVIMENTO DE MODELO DIDÁTICO COMO APOIO NA ALFABETIZAÇÃO DA ESCRITA BRAILLE

Autores

  • Hugo Henrique Trombetoni IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
  • Maíra Fernanda Ribeiro IFSULDEMINAS/AEE NAPNE - Campus Inconfidentes
  • Paola de Souza IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Nilton Luiz Souto IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Impressão 3D, Prototipagem, Educação Inclusiva, Escrita Tátil, Modelagem 3D

Resumo

Na indústria 4.0, a manufatura aditiva permite flexibilizar tempo e diminuir custos de desenvolvimento de produtos através da prototipagem e impressão tridimensional (3D), podendo ser utilizada na educação como ferramenta de construção de modelos didáticos, na perspectiva inclusiva, atendendo alunos com necessidades educacionais específicas. Este trabalho propõe a reflexão no processo de planejamento, elaboração e aplicação de um alfabeto e números em Braille como material de apoio na alfabetização da escrita tátil na educação básica para alunos deficientes visuais, empregando inovação tecnológica. Diante da falta de materiais pedagógicos para utilização pela professora de apoio, foi executada uma prototipagem das peças e testes de impressão realizados, para o modelo ser impresso e doado a professora com intuito de contribuir na formação e no ensino-aprendizado do aluno. A aplicação da impressão 3D na educação inclusiva é promissora, onde a inovação, a adaptação individualizada e a sustentabilidade se unem para potencializar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos alunos.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA