A LUDICIDADE COMO METODOLOGIA PRÁTICA NO COTIDIANO EDUCACIONAL INCLUSIVO
Palavras-chave:
Jogo;, Brincadeiras, ; Desenvolvimento infantil;, Acesibilidade comunicacional;, Pandemia.Resumo
A ludicidade, segundo Piaget, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, permitindo-lhes experimentar e testar hipóteses e construir conhecimento de forma ativa. O uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, promove a socialização, a resolução de conflitos, o respeito às diferenças, a criatividade e o estímulo às habilidades cognitivas e emocionais. Neste relato de experiência, com metodologia da observação, utilizouse recursos lúdicos à promoção comunicacional entre os pares com limitações visuais e auditivas. A aplicação dos jogos e brincadeiras possibilitou o desenvolvimento das crianças, viabilizou o reconhecimento de valores, equilíbrio emocional bem como o respeito. A abordagem lúdica na educação oportuniza a convivência com as diferenças e a inclusão ocorre naturalmente de forma prazerosa. O jogo é um poderoso meio de construção do pensamento e é fundamental que todos, independentemente de suas limitações, tenham o direito de brincar e aprender, e sejam respeitadas as suas singularidades e diferenças.