A LUDICIDADE COMO METODOLOGIA PRÁTICA NO COTIDIANO EDUCACIONAL INCLUSIVO

Autores

  • Isabella Caldani Santos If Sul de Minas Campus Inconfidentes
  • maira.fernanda@ifsuldeminas.edu.br IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes
  • Reginaldo Aparecido Silva IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Jogo;, Brincadeiras, ; Desenvolvimento infantil;, Acesibilidade comunicacional;, Pandemia.

Resumo

A ludicidade, segundo Piaget, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, permitindo-lhes experimentar e testar hipóteses e construir conhecimento de forma ativa. O uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, promove a socialização, a resolução de conflitos, o respeito às diferenças, a criatividade e o estímulo às habilidades cognitivas e emocionais. Neste relato de experiência, com metodologia da observação, utilizouse recursos lúdicos à promoção comunicacional entre os pares com limitações visuais e auditivas. A aplicação dos jogos e brincadeiras possibilitou o desenvolvimento das crianças, viabilizou o reconhecimento de valores, equilíbrio emocional bem como o respeito. A abordagem lúdica na educação oportuniza a convivência com as diferenças e a inclusão ocorre naturalmente de forma prazerosa. O jogo é um poderoso meio de construção do pensamento e é fundamental que todos, independentemente de suas limitações, tenham o direito de brincar e aprender, e sejam respeitadas as suas singularidades e diferenças.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Silva, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA