EDUCAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO: a função social de educar sem adoecer

Autores

  • Letícia Tavares de Souza IFSULDEMINAS Campus Pouso Alegre
  • Emanuelle Kopanyshyn

Palavras-chave:

pedagogia da autonomia; adoecimento acadêmico; educação progressista.

Resumo

Este estudo refere-se a relações entre o processo de ensino-aprendizagem e as contribuições e desafios para a construção de uma educação progressista do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, Campus Pouso Alegre, para os discentes ingressados nos anos de 2021, 2022 e 2023. A educação que aqui se compreendeu segue as premissas freireanas e alicerça-se na criatividade, na reflexão e na conscientização, visando assim a transformação da realidade desigual, comumente opressora. Nesta perspectiva, selecionou-se e utilizou-se estudos teórico-bibliográficos de autores relevantes para a área da pesquisa. Em seguida, fez-se a apreciação e o confronto de materiais pedagógicos, sendo eles: PPC e Plano de Ensino, de autoria dos servidores Instituto, tendo como principal propósito identificar potencialidades e contradições entre o perfil da educação a que se propõem e a praticada, do mesmo modo, detectar também conexão ou desconexão com a pedagogia indicada. Além disso, a constatação feita evidencia a importância de refletir sobre as práticas pedagógicas e metodológicas para que sejam significativas, posto que a persistência na abordagem bancária da educação conduz, em última instância, à deterioração da saúde mental tanto dos alunos quanto dos professores.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA