UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO METODOLOGIA

Autores

  • Areádne Helena Brandão Pereira IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Tainah de Fátima Bueno Nogueira IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento

Palavras-chave:

Recurso, Ensino-aprendizagem, Matemática

Resumo

Este trabalho buscou compreender, por meio de uma prática, se a contação de histórias pode contribuir para o aprendizado do conteúdo de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, realizou-se uma revisão de teóricos sobre o tema em questão, relataram-se as dificuldades encontradas no ensino da geometria e refletiu-se sobre o uso da contação de história como uma metodologia facilitadora no ensino da geometria. A partir da observação da atividade aplicada e das fundamentações e discussões dos teóricos apresentados, foi possível compreender que existem obstáculos no ensino- aprendizagem da geometria. A contação de histórias, contudo, é um recurso que pode facilitar a compreensão destes conteúdos, além de desenvolver habilidades cognitivas importantes e, consequentemente, uma maior significação dos conteúdos.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA