EXTRAÇÃO DE DNA: a importância da aula prática para o ensino de ciências

Autores

  • Raul Cruz de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- Campus Inconfidentes
  • Maria Júlia da Costa Alvarenga
  • Mara Aparecida de Pereira de Ávila
  • Wallace Ribeiro Correa
  • Marcos Magalhães de Souza

Palavras-chave:

Estudo de biologia; Experiências; Citologia; Base teórica.

Resumo

A importância das aulas práticas no estudo de biologia, especialmente na disciplina de Citologia, que é frequentemente vista como desafiadora devido à sua natureza abstrata. A teoria isolada não é suficiente para o entendimento, sendo fundamental combinar o conhecimento teórico com experiências práticas para despertar o interesse dos alunos pela ciência. A pesquisa foi conduzida com turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado à Agropecuária, onde os alunos receberam uma base teórica sobre o DNA antes de realizar um experimento de extração de DNA, envolvendo a coleta de saliva. O trabalho teve como objetivo mostrar o estudo de DNA como uma ferramenta essencial para a compreensão da biologia e como o experimento de extração do DNA foi relevante e benéfico para a maior parte dos alunos do ensino médio.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA