UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PROMOÇÃO DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Diversidade. Inclusão. Ensino Afetivo.Resumo
A Educação Infantil é considerada o primeiro ambiente de interação social na vida de uma criança. Porém, algo notável nos ambientes escolares, em todos os níveis de ensino, é que a intolerância e a desigualdade são amplamente espalhadas, e pouco se é debatido em relação à diversidade. O propósito desta pesquisa é entender quais fatores contribuem para a promoção da pedagogia da diferença, permitindo a inclusão de todos no ambiente escolar, bem como discutir a importância da criação de vínculos, do ensino afetivo e da construção de identidades a fim de romper barreiras de preconceito. Este estudo consistiu em uma revisão bibliográfica aliada a um relato de experiência vivenciado remotamente na Educação Infantil, com crianças de três a quatro anos, matriculadas em uma creche da rede municipal no interior de Minas Gerais. Em síntese, certificamos que atividades que promovem a discussão do tema diversidade, associadas a incentivos à convivência, aceitação e criação de vínculos, contribuem para que a criança desenvolva sua própria identidade e respeite as diferenças, favorecendo assim na construção de uma sociedade mais equânime e inclusiva.