UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PROMOÇÃO DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tatiana Pedrosa de Carvalho Bueno Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- Campus Muzambinho
  • Lorena Campos Marçal Cruz
  • Amanda Souza Moraes Moraes
  • Maria Aparecida Lucio Mendes Mendes

Palavras-chave:

Diversidade. Inclusão. Ensino Afetivo.

Resumo

A Educação Infantil é considerada o primeiro ambiente de interação social na vida de uma criança. Porém, algo notável nos ambientes escolares, em todos os níveis de ensino, é que a intolerância e a desigualdade são amplamente espalhadas, e pouco se é debatido em relação à diversidade. O propósito desta pesquisa é entender quais fatores contribuem para a promoção da pedagogia da diferença, permitindo a inclusão de todos no ambiente escolar, bem como discutir a importância da criação de vínculos, do ensino afetivo e da construção de identidades a fim de romper barreiras de preconceito. Este estudo consistiu em uma revisão bibliográfica aliada a um relato de experiência vivenciado remotamente na Educação Infantil, com crianças de três a quatro anos, matriculadas em uma creche da rede municipal no interior de Minas Gerais. Em síntese, certificamos que atividades que promovem a discussão do tema diversidade, associadas a incentivos à convivência, aceitação e criação de vínculos, contribuem para que a criança desenvolva sua própria identidade e respeite as diferenças, favorecendo assim na construção de uma sociedade mais equânime e inclusiva.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA