USO DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Raquel Aparecida Barros Ifsuldeminas Machado
  • Charles Wilson da Silva

Palavras-chave:

Tecnologia; Conhecimento; Ludicidade.

Resumo

 

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Gamificação como recurso de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil, apresentando uma discussão sobre a importância da atividade lúdica para o processo de ensino-aprendizagem por intermédio da gamificação na construção da aprendizagem. A metodologia de pesquisa é a bibliográfica com elaboração de texto descritivo, refletindo sobre as possibilidades e desafios de como o professor pode vir a utilizar a gamificação como mais uma ferramenta de auxilio pedagógico. Sendo necessária a análise dos conceitos de forma interdisciplinar com apoio na BNCC (Brasil, 2018) e nos autores pesquisados. A gamificação na educação pode ser pensada como uma possibilidade de inovação nas técnicas de ensino e aprendizagem atuais, utilizando a ludicidade e os jogos digitais como instrumentos de suporte educacional que viabilizam o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA