ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO COLABORATIVO: implicações na gestão de uma escola de educação infantil

Autores

  • Marília Aparecida Leonel Viana IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO-MG
  • Poliane Reis de Freitas
  • Natalia Lopes Domingues
  • Maria Aparecida Mendes Lúcio
  • Jair Silva Sobrinho

Palavras-chave:

Palavras-chave: Período integral; Creche; Qualidade do ensino; Pós-pandemia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do planejamento colaborativo na Educação Infantil, destacando sua relevância para o desenvolvimento integral da criança e melhoria da qualidade do ensino nessa etapa. A metodologia aqui utilizada foi de cunho prático para compor a Disciplina Prática como Componente Curricular - PCC V no ano de 2022 e se deu pela observação da rotina de uma creche municipal da cidade de Alfenas, MG que atende crianças de baixa renda, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, em sua maioria os pais trabalham e eles permanecem na instituição em período integral. Foi elaborado um relato de experiência sobre as observações e diálogos feitos com a equipe gestora e os profissionais que lá atuavam. A prática consistiu na realização das seguintes ações: uma palestra, uma oficina e finalizou se com uma roda de conversa em que todos puderam falar e expor suas impressões sobre o que é possível de ser realizado de maneira colaborativa no retorno das aulas pós pandemia, de maneira que as atividades sejam mais criativas, dinâmicas e significativas para as crianças.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA