OS OS DESAFIOS DO GESTOR NO COMBATE À DEFASAGEMESCOLAR

Autores

  • Fernando Aparecido Albino IF SUL DE MINAS / Campus Muzambinho / Pólo Machado
  • Helena Fernandes Pereira de Oliveira
  • Paula Cristina de Paiva Mendes
  • Jair Silva Sobrinho
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes

Palavras-chave:

Aprendizagem; Ensino Fundamental; Estratégias de Ensino.

Resumo

O presente trabalho encontra-se orientado pela necessidade de se buscar novas estratégias de ensino para auxiliar na melhoria do desempenho dos estudantes. O sucesso para a aprendizagem efetiva está ligado a toda comunidade envolvida, sendo, portanto, relevante a parceria entre pais, professores, equipe pedagógica e gestores escolares. Ressalta-se a importância da busca por diferentes práticas pedagógicas observando sempre as particularidades de cada estudante. A escolha do presente tema se deu após a conclusão da disciplina de Prática como Componente Curricular VI – PCCVI e que teve como temática “Os desafios da gestão escolar diante da defasagem de aprendizagem em tempos de pandemia”. A partir disso, estabeleceu-se como problema de pesquisa neste trabalho alguns questionamentos que fazem referência sobre as medidas que devem ser tomadas para combater a defasagem escolar. O objetivo geral do trabalho em questão foi discutir a melhor forma de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos educandos do Ensino Fundamental. Como resultados, observou-se que alguns pontos deverão ter ações específicas, para que os problemas sejam devidamente sanados, como a falta de participação de pais e responsáveis na reunião mensal, em rever o tipo de didática empregada, como forma de amenizar o déficit de aprendizagem que foi observado pelos docentes e pela equipe pedagógica daquela instituição escolar.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA