MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: vivências no Programa de residência pedagógica

Autores

  • André Luis da Cruz IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Nilton Luiz Souto

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Formação docente, Ciências Biológicas

Resumo

Este artigo visa refletir as contribuições e as limitações do uso de modelos didáticos no ensino de Biologia na Escola
Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca, localizada em Ouro Fino - MG, em parceria com o subprojeto do Curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
(IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes no Programa de Residência Pedagógica. Os registros das observações para
posterior reflexão foram feitos no diário de campo. Os modelos didáticos auxiliam os alunos a compreenderem as
estruturas complexas e os processos biológicos, despertando a curiosidade e promovendo uma aprendizagem significativa. Foram criados modelos para facilitar a compreensão dos diferentes tipos de células existentes na natureza. Apesar dos benefícios, algumas limitações foram destacadas, como a necessidade de tempo para criação dos materiais e a importância de fornecer explicações detalhadas para os alunos. Os modelos didáticos são essenciais para tornar o ensino de Biologia mais eficaz e envolvente, estimulando o pensamento científico e a resolução de problemas.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA