O IMPACTO DA EQUITAÇÃO COLOMBIANA NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Karolinne Gloss Instituto Federal do Sul de Minas Campus Machado
  • Emerson J. M. Rodríguez
  • David E. C. Marquez
  • Daiane M. Silva Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado

Palavras-chave:

Equinocultura, Saúde, Colômbia

Resumo

A Chalanería Colombiana, oficialmente reconhecida como esporte nacional em 2020, envolve a habilidade de montar cavalos da raça Crioulo Colombiano. Devido à sua rica herança cultural, frequentemente são organizadas feiras e desfiles equestres, criando um ambiente propício para a interação da comunidade jovem e desses animais. O objetivo deste trabalho de extensão foi fornecer informações sobre o impacto da prática da equitação colombiana no desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes. Para isso, utilizou-se um questionário com vários parâmetros nos quais um grupo de alunos de chalanería puderam avaliar, em uma escala de zero a dez, os impactos observados. De acordo com os resultados obtidos, todos os parâmetros receberam pontuações acima de seis na escala, confirmando os benefícios da equitação. Isso reforça o fato de que essa atividade traz vantagens tangíveis para os praticantes e a maior interação da comunidade jovem colombiana com esses animais proporciona desenvolvimento biopsicossocial.

Biografia do Autor

David E. C. Marquez

Formado como Médico Veterinário e Zootecnista pela Universidade de Córdoba - Colômbia entre os anos 2005 e 2010, iniciou sua experiencia laboral como administrador de empresas pecuárias entre os anos 2010 e 2011. No ano 2012 realizou seus estudos de Mestrado em Zootecnia com ênfases em Nutrição e Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa em Brasil, realizando trabalho de pesquisa que deu origem a dissertação titulada PARÂMETROS NUTRICIONAIS E PRODUTIVOS DE BEZERRAS SUPLEMENTADAS E VACAS DE CORTE LACTANTES EM PASTEJO. Posteriormente realizou entre os anos 2013 e 2017 seus estudos de Doutorado em Zootecnia com ênfases em Nutrição e Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa em Brasil, com Bolsa da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nivel superior CAPES, realizando trabalho de pesquisa que deu origem a tese titulada STRATEGIC SUPPLEMENTATION OF GRAZING BEEF COWS DURING GESTATION: EFFECTS ON POSTPARTUM REPRODUCTIVE TRAITS OF THE DAMS AND SKELETAL MUSCLE DEVELOPMENT OF THE PROGENY. Em 2017 se vincula ao Instituto Universitário da Paz em Colômbia como docente e pesquisador de tempo inteiro fazendo investigação com a raça crioula Colombiana Chino Santandereano. Atualmente é docente e pesquisador da Universidade de Cundinamarca em Colômbia realizando pesquisas na área de nutrição, produção animal e análises de alimentos. Durante todo este tempo tem participado como autor principal e colaborador em 15 artigos publicados em revista indexada, recebendo em 2019 a categoria de pesquisador Junior de COLCIENCIAS em Colômbia.

Daiane M. Silva , Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado

Zootecnista (bacharelado pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Machado), mestre em Ciências Veterinárias pela UFLA e doutora em Zootecnia, também pela UFLA (doutorado sanduíche, University of Limerick - Irlanda). Ano sabático realizado na University of Limerick (jan - ago 2021) como pesquisadora visitante e no Instituto Politécnico de Bragança - Portugal (set 2021 - fev 2022) como professora visitante. Professora efetiva de Zootecnia do IFSULDEMINAS - Campus Machado desde 2010 até a atualidade. Coordenadora do curso de Zootecnia do Campus Machado (ago 2017 a out 2020 e ago 2022 até atualidade). Tem experiência na área de equinocultura, equoterapia, fisiologia animal, reprodução animal e qualidade de sêmen.

Downloads

Publicado

2023-12-06