AVALIAÇÃO DE BATATA SUBMETIDA A LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM E SEM APLICAÇÃO DE ASCOPHYLLUM NODOSUM

Autores

  • Adalgisa da Veiga Porfírio Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sul de minas gerais - campus Inconfidentes
  • Fernando da Silva Barbosa Barbosa IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes
  • Lucas Boscov Braos Braos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sul de minas - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Tubérculos, Batateira, Produtividade, Classificação, Solanum tuberosum.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar se diferentes lâminas de irrigação por gotejamento combinada com a aplicação de Ascophyllum nodosum interferem na classificação de semente de batata da cultivar Ágata. O experimento foi conduzido no período de julho a dezembro de 2022 no Sítio São José, município de Bueno Brandão, Sul de Minas Gerais, situado a 1174 metros de altitude. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, no arranjo fatorial 3 x 2: três lâminas de irrigação (representando 65%, 100% e 113% da demanda da planta), sem e com aplicação de Ascophyllum nodosum, totalizando 6 tratamentos e 24 parcelas. Nos tratamentos com aplicação de Ascophyllum nodosum, foram realizadas 6 aplicações do produto comercial SeaRootz®, um bioestimulador a base de Ascophyllum nodosum, aplicado em diferentes fases da cultura na dose de 1,3 L/ha do produto comercial. Os resultados obtidos demostram que existe diferença significativa para número de tubérculos nas classificações tipo V e tipo II.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Barbosa Barbosa, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal (2009). Mestre em Ciências pelo Programa Irrigação e Drenagem da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP (2011). Doutor em Ciências pelo Programa Engenharia de Sistemas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP (2015). Tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola (Engenharia de Água e Solo) e Agronomia (Agrometeorologia e Física do Solo), desenvolve trabalhos com ênfase em irrigação e drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, agrometeorologia e física do solo. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, MG e está como Diretor de Desenvolvimento Educacional (Portaria 1299/2022).

Lucas Boscov Braos Braos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sul de minas - Campus Inconfidentes

Graduando em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Concluiu o Doutorado no programa de pós-graduação em Ciências do solo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente atua como professor EBTT no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Agronomia: Fitotecnia – Culturas Anuais JORNADA