A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFSULDEMINAS CÂMPUS POÇOS DE CALDAS
Palavras-chave:
Formação Docente, Licenciatura, PibidResumo
Este resumo apresenta os resultados de um estudo qualitativo que teve como objetivo avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Graduação em Ciências Biológicas (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) câmpus Poços de Caldas na formação prática dos licenciados do curso de Ciências Biológicas. O estudo de campo utilizou um roteiro semiestruturado com questionário enviado aos atuantes do subprograma PIBID Ciências Biológicas/IFSULDEMINAS/UFMG no período de 2018 a 2023. A análise dos dados indicou que a participação no Pibid interfere positivamente na formação inicial docente, traz experiências construtivas para formação acadêmica, além do fortalecimento das áreas de formação de professores. É notável, portanto, o quanto o programa Pibid estimula a reflexão e a prática pedagógica, especialmente ao promover uma maior interação entre instituições escolares e universidades.