OS JOGOS DE VIDEOGAMES COMO RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE HISTÓRIA: franquia Assassin’s Creed

Autores

  • Hellen Narciso Aguiar Cordeiro Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Rodrigo Cardoso Soares de Araújo IFSULDEMINAS-Campus Passos

Palavras-chave:

Acessibilidade digital, Atividade lúdica, Games, Jogos eletrônicos, Assassin’s Creed Odyssey

Resumo

O presente artigo aborda a importância da inserção de novas práticas pedagógicas que estabeleçam um diálogo entre
tecnologia e ensino, a partir dos jogos da franquia Assassin 's Creed como recurso didático para o ensino de História.
Para tanto, recorreu-se a uma revisão bibliográfica sobre o tema, com base no material existente em plataformas como o
Google Acadêmico, Scielo, Capes, além do site oficial da desenvolvedora de videogames Ubisoft e o jogo Assassins
Creed Odyssey. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a possibilidade de utilizar jogos que explorem temas
históricos de forma imersiva e interativa, com foco na relação entre jogos digitais e educação, buscando refletir sobre
como esses, com ênfase em narrativas históricas, podem contribuir efetivamente à prática de ensino da disciplina de
História.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Filosofia / Sociologia / Ciência política / Antropologia / Arqueologia / História / Teologia SIMPÓSIO