A ACESSIBILIDADE COMPORTAMENTAL NO AEE: respeito à neurodivergência e o fortalecimento da autonomia socioeducacional

Autores

  • Mariana Miranda de Toledo IF Sul de Minas - Campus Inconfidentes
  • Reginaldo Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. https://orcid.org/0000-0002-7903-884X

Palavras-chave:

TEA;, Neurodivergente;, Comunicação;, Empatia;, Emancipação.

Resumo

A acessibilidade comportamental é fundamental para quebrar estereótipos e fortalecer a autonomia socioeducacional de pessoas neurodivergentes. Isso envolve a criação de um ambiente inclusivo, respeitando suas particularidades e diferenças. Neste trabalho, é abordado um relato de experiência, que tem por finalidade refletir sobre a acessibilidade no AEE, promover, com mais ênfase e formação continuada, o respeito e o fortalecimento à emancipação do sujeito. A valorização da diversidade, a sensibilização da comunidade escolar e o suporte individualizado são importantes para promover a plena inclusão. Concluímos que a implementação de metodologias eficazes, a sensibilização da comunidade escolar e a adaptação do ambiente são passos cruciais nesse processo. O trabalho em equipe e o apoio familiar também são fundamentais para o sucesso da inclusão. Ao reconhecer as dimensões de aprendizagem do sujeito e apoiar suas habilidades e potencialidades, esse trabalho constante deve ser a força motriz para criar elos pedagógicos à prática educacional, promover oportunidades acessíveis e traçar objetivos comuns e o compromisso à educação inclusiva.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA