A ACESSIBILIDADE COMPORTAMENTAL NO AEE: respeito à neurodivergência e o fortalecimento da autonomia socioeducacional
Palavras-chave:
TEA;, Neurodivergente;, Comunicação;, Empatia;, Emancipação.Resumo
A acessibilidade comportamental é fundamental para quebrar estereótipos e fortalecer a autonomia socioeducacional de pessoas neurodivergentes. Isso envolve a criação de um ambiente inclusivo, respeitando suas particularidades e diferenças. Neste trabalho, é abordado um relato de experiência, que tem por finalidade refletir sobre a acessibilidade no AEE, promover, com mais ênfase e formação continuada, o respeito e o fortalecimento à emancipação do sujeito. A valorização da diversidade, a sensibilização da comunidade escolar e o suporte individualizado são importantes para promover a plena inclusão. Concluímos que a implementação de metodologias eficazes, a sensibilização da comunidade escolar e a adaptação do ambiente são passos cruciais nesse processo. O trabalho em equipe e o apoio familiar também são fundamentais para o sucesso da inclusão. Ao reconhecer as dimensões de aprendizagem do sujeito e apoiar suas habilidades e potencialidades, esse trabalho constante deve ser a força motriz para criar elos pedagógicos à prática educacional, promover oportunidades acessíveis e traçar objetivos comuns e o compromisso à educação inclusiva.