MONITORIA DE HISTÓRIA: um processo de aprendizagem mútua

Autores

  • Ana Elisa Vieira Silva IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre
  • Eyshila Carolina da Silva IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre
  • Maria Rita de Oliveira Pereira IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre
  • Emanuelle Kopanyshyn IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre

Palavras-chave:

Conhecimento histórico, ensino médio, tutoria

Resumo

O presente artigo relata a experiência de desenvolvimento de monitoria na disciplina de História para o Ensino
Médio Integrado ao Técnico iniciada em março de 2023 no IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre. O objetivo
é destacar a importância da prática para um ensino de qualidade, reduzindo o insucesso escolar dos estudantes e
para que isso fosse possível foi utilizado métodos baseados em pesquisas bibliográficas, alcançando assim, um
conhecimento mais íntegro. Por conseguinte, a monitoria teve como resultado o estabelecimento de um vínculo
dos monitores com as necessidades dos demais estudantes, sendo possível o enriquecimento da vida acadêmica,
além de gerar uma troca mútua de conhecimento entre os participantes desse processo. Conclui-se, portanto, a
importância de experiências de aprendizagens significativas e inovadoras envolvendo os próprios educandos
para a construção do saber histórico e para um melhor desempenho nas avaliações do Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA